Line separator

Blog.

#MovimentoFelizAgora

Acompanhe as últimas notícias, artigos e novidades do nosso movimento. 

Você conhece a Medicina Tradicional Chinesa?


Saúde é um bem que não se compra, não se troca e não se permuta. Você simplesmente conserva a que já tem e se não tem, procura se cuidar para tê-la. Ao buscar formas de cuidar e preservar sua saúde, você já deve ter se deparado com algumas das atividades da Medicina Tradicional Chinesa. Nesse breve conteúdo vou trazer um visão geral do que é, sua aplicação e seus benefícios.


O que é?


A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é a terceira forma de medicina mais antiga, ficando atrás apenas da medicina Egípcia e a Babilónica. Fundamenta-se numa estrutura teórica sistemática e abrangente, de natureza filosófica. Tendo como base o reconhecimento das leis fundamentais que governam o funcionamento do organismo humano, e sua interacção com o ambiente segundo os ciclos da natureza, procura aplicar esta abordagem tanto ao tratamento das doenças quanto á manutenção da saúde através de diversos métodos.


O fato da MTC existir à milhares de anos e ainda ser usada nos dias de hoje é uma prova do seu valor como forma de tratamento. Nela a doença não é o foco, e sim o indivíduo como um todo considerando o equilíbrio, energia e harmonia humana. Essa talvez seja a maior diferença entre a Medicinal Oriental e a Ocidental. Mas deixo claro; as duas são tão boas e até se complementam.


Equilibrando o Corpo

Tudo se concentra no “Qi”, a energia vital que corre pelo corpo em constante mudança e movimento. O “Qi” é descrito por duas qualidades opostas:


- Yin (noturno, escuro, frio, feminino, negativo);


- Yang (diurno, claro, quente, positivo, masculino).


O ideal é que ambos estejam em equilíbrio para um Qi balanceado, o que é essencial para um corpo saudável. Um dos princípios básicos é de que o corpo é um sistema integrado. A mente, as emoções, o espírito e a parte física estão interligadas, e não adianta olhar apenas para uma parte; estamos conectados à natureza. Então, qualquer mudança nela vai refletir em nosso corpo.


Todos têm capacidade natural de auto-cura; a prevenção é a melhor cura, e a medicina tradicional chinesa acredita no ensinamento da interpretação dos sinais do corpo sobre o estado geral de saúde.


A MTC também usa a teoria de cinco elementos da natureza para explicar como funciona o corpo:

  • Fogo= Coração/ID

  • Terra= Estomago/baço-pâncreas

  • Metal= Pulmão/IG

  • Água= Rins/Bexiga

  • Madeira= Fígado/Vesícula Biliar



Mais do que sabor

Os alimentos possuem características que auxiliam no tratamento das patologias físicas e psíquicas:


  • Propriedade:(Quente, Morno, Neutro, Fresco, Frio)

  • Sabores (Amargo, Doce, Picante, Azedo/Acido, Salgado)

  • Função (Relação a patologia)

  • Horário de consumo

  • Relação com as estações do ano

Cada mordida em um alimento leva os nutrientes para os órgãos correspondentes:

  • O ácido vai para o fígado e ajuda a parar com o suor e a diminuir as tosses;

  • O sal entra nos rins e pode drenar, purgar e suavizar as massas de comida;

  • Os alimentos amargos vão para o coração e para o intestino delgado e ajudam a resfriar o corpo e a secar a umidade;

  • A pimenta entra nos pulmões e no intestino grosso e estimula o apetite;

  • O doce vai para o estômago e para o baço e ajuda a lubrificação do corpo.

Logo, é importante que cada um desses sabores esteja presente na dieta.

As técnicas

Para equilibrar o “Qi”, a medicina tradicional chinesa usa diferentes técnicas baseadas nos Meridianos (vasos) e pontos, são elas:


Auriculoterapia

Consiste na estimulação mecânica de pontos específicos do pavilhão auricular para aliviar dores e/ou tratar problemas físicos e psíquicos. Além disso, pode ajudar a diagnosticar doenças através da observação de alterações nestes pontos. É oficializada pela OMS - Organização Mundial da Saúde - como uma terapia de Microssistema.


Acupuntura

O tratamento por acupuntura envolve a inserção de agulhas muito finas através da pele, em determinados locais do corpo para fins terapêuticos ou preventivos.


Moxabustão

É uma espécie de acupuntura térmica, feita pela combustão da erva Artemisia sinensis e Artemisia vulgaris. O nome em chinês — 灸 - jiŭ (pinyin) significa, literalmente, longo tempo de aplicação do fogo. O objetivo é remover os bloqueios de energia que obstruem o seu fluxo pelos meridianos, eliminando a umidade e o frio que promovem disfunções no organismo.


Ervas - chás, pós e cápsulas

A tradição de se beber água quente já é considerada na China como um costume que traz benefícios à saúde.Cada tipo seria capaz de trazer, especificamente, determinados benefícios ao corpo humano.


Meditação e Tai chi chuan

A Meditação beneficia especialmente o sistema nervoso central. O praticante ao aprender a controlar a mente, tem maior capacidade de projectar imagens positivas (concentração e contemplação) que trazem paz e tranquilidade a todo o ser, revigorando e estimulando o cérebro e o corpo.


Já o Tai chi chuan é uma arte marcial milenar chinesa que contribui para o aumento da flexibilidade e da força muscular. Além disso, ainda funciona como um sistema antiestresse capaz de queimar, em média, 300 calorias em uma hora de prática.

Quanto a ciência

As práticas da medicina tradicional chinesa não foram tão profundamente estudadas quanto às da medicina ocidental, e há controvérsias em relação à eficácia das práticas orientais, mas há diversos estudos que evidenciam que a acupuntura ajuda no tratamento da dor e dos efeitos colaterais da quimioterapia; que as ervas podem ser úteis para tratar desde insônia à artrite e menopausa; e que o Tai chi chuan pode ajudar a melhorar o equilíbrio de pacientes de Parkinson.


Também não há restrições quanto ao uso da Medicina Tradicional Chinesa, embora a recomendação seja de não usá-la como substituta das práticas ocidentais tradicionais, especialmente em casos de câncer.


A Medicina Tradicional Chinesa tem vindo a ganhar adeptos e tornado-se cada dia mais uma das mais recorrentes e conceituadas técnicas de tratamento alternativo e popular.

Referências biográficas: Artigos MTC


Conteúdo desenvolvido por:


Rosa Magalhães

56 anos, proprietária da Center Film - Centro Automotivo em Diadema. Formada em ciências contábeis. Com formação em Reiki nível 3 busca com Medicina Tradicional Chinesa (MTC) fechar um ciclo de terapias para melhor atender as pessoas que procuram o bem estar físico e da alma.


" Conhecimento é um copo que nunca se enche".